quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Começar de Novo


Começar de novo
Ivan Lins

Começar de novo e contar comigo

Vai valer a pena ter amanhecido

Ter me rebelado, ter me debatido

Ter me machucado, ter sobrevivido

Ter virado a mesa, ter me conhecido

Ter virado o barco, ter me socorrido
Começar de novo e só contar comigo

Vai valer a pena ter amanhecido

Sem as tuas garras sempre tão seguras

Sem o teu fantasma, sem tua moldura

Sem tuas escoras, sem o teu domínio

Sem tuas esporas, sem o teu fascínio

Começar de novo e só contar comigo

Vai valer a pena já ter te esquecido

Começar de novo...

No início da década de 80, a Globo lançou uma das primeiras séries da TV brasileira, Malu Mulher, com Regina Duarte no papel principal, cuja música tema era Começar de Novo, de Ivan Lins. Contava a saga de uma mulher recém-separada, vivendo as agruras de um tempo preconceituoso, em um país machista, em plena ditadura militar. Saiba mais aqui. A série foi um sucesso absurdo e motivou toda uma geração de mulheres escravizadas por seus pares, pais, companheiros a pensar em liberdade. E como todo sucesso estrondoso, teve seu fim no auge. Bom pra relembrar...


Eu, que tinha uma semelhança física com Regina Duarte na época de Malu Mulher, me sentia a própria e muito embora ainda fosse muito jovem para um casamento ou separação, o seriado era meu programa favorito, não perdia um. Anos mais tarde, quando precisei passar por um divórcio, incorporei a Malu Mulher que existia dentro de mim e me libertei de toda infelicidade de um tempo.


E como toda ruptura, esse momento me fortaleceu e me transformou. Percebi que era capaz de muito mais. Também percebi que não eram as pessoas que não olhavam pra mim, era eu que não levantava minha cabeça para vê-las. E ao encarar a vida com os olhos e a vontade renovadas, descobri que todo sofrimento tem data e hora pra terminar. E que apesar de dar trabalho, viver bem é a cura para todos os males.


Fiz as pazes com a vida e a alegria me encontrou. E não tenho medo de começar de novo. Porque vale a pena, vale muito a pena.

P.S. Um beijo aos meus amigos e amigas de jornada. Força, a vida é um eterno recomeçar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são revisados antes da publicação. Se você não dormiu bem ou está com raiva do mundo, calma. Respire pelo nariz e solte pela boca dez vezes. A vida é bela !