segunda-feira, 25 de março de 2013

Bolo de coco e a salvação do fim


Não sei como é na sua casa mas na minha, bolo em forma de 30 cm vira e mexe sobra. Fico olhando e me dá uma tristeza: tão gostoso e seu destino é uma doação, ou dependendo do estado, lixo. Bolo normalmente resseca e fica horrível. Dividir receita, ainda mais as antigas, nunca dá certo. As proporções saem erradas e o resultado é um desastre. Dá-lhe distribuir bolo entre vizinhos e amigos e sejamos sinceros, ninguém tem obrigação de comer meus bolos e ainda por cima gostar. E hoje todo mundo vive em dieta... Minha alternativa para isso é dividir a massa entre duas formas pequenas (uns 18 cm) e congelar um deles depois de assado. Fica bom, embora imagino os narizes torcidos pra mim. Mas garanto que fica. Esta receita é daquelas que as tias faziam nos aniversários, o tal bolo embrulhadinho. Molhadinho, saboroso, delicioso. Perfeito para um cafezinho da tarde.

Bolo de Coco
Massa
3 gemas
 (tiro a pele)
2 xícaras de açúcar

125g de manteiga sem sal

1/2 vidro de leite de coco

1/2 xícara de leite (uso semidesnatado)
2 xícaras de farinha de trigo

1/2 colher (sopa) de fermento em pó

3 claras em neve

Calda
1 xícara de leite

A outra metade do leite de coco
3/4 xícara de açucar

1 xícara de coco ralado fresco (compro na feira)

Para enfeitar
Lascas de coco tostadas no forno com um pouco de açúcar mascavo

Pré-aquecer o forno a 200 graus.
Bata na batedeira a manteiga e o açúcar até misturar (uns 4 minutos). Junte as gemas e bata por mais 3 minutos. Acrescente o leite de coco, o leite semi, a farinha e bata bem. Com uma colher misture o fermento e delicadamente incorpore as claras em neve. Coloque a massa numa forma untada e asse por aproximadamente 40 minutos ou até um palito sair limpo da massa.


Para a calda, misture todos os ingredientes em uma panela e mexa até ferver. Despeje a calda no bolo ainda quente e depois leve-o para esfriar. Sirva quente ou gelado.

Enfeite com as lascas de coco. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são revisados antes da publicação. Se você não dormiu bem ou está com raiva do mundo, calma. Respire pelo nariz e solte pela boca dez vezes. A vida é bela !