sexta-feira, 22 de março de 2013

TORTA DE LIMÃO SICILIANO

Tenho esta receita há mais de vinte anos. Ela é de um tempo em que minhas receitas eram anotadas em um caderninho de capa vermelha, que ainda guardo com cuidado. Tem lembranças, manchas e até um cheiro diferente, que me faz voltar no tempo. Tenho vários desses caderninhos, todos meio preenchidos, com receitas que me foram passadas ao longo dos anos. Não sei quem me passou esta torta ou se copiei de uma revista Claudia, mas ela é minha preferida: fácil, deliciosa e prática. Vamos a ela, que originalmente era de limão taiti.



TORTA DE LIMÃO SICILIANO

Massa
2 xícaras de farinha de trigo peineiradas
4 colheres de manteiga sem sal gelada
½ lata de creme de leite (hoje uso o creme fresco light)
1 colher (café) de sal
1 colher (chá) de fermento

Peneirar a farinha, juntar os demais ingredientes sem manusear demais, para que a massa fique crocante. Enrolar em PVC e deixar descansar na geladeira por 20 minutos. Assar por 15 minutos ou até ficar dourada.

Recheio

1 lata de leite condensado
1 xícara (café) de suco de limão siciliano
2 gemas (sem a pele)

Misturar bem. Reserve

Cobertura
2 claras em neve
4 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de cremor tártaro 

Bater sem deixar ressecar.

Montagem
Depois de assar a massa por 15 minutos, coloque o recheio e leve ao forno por mais 5 minutos. Por último, acrescente o suspiro, formando picos. Com um maçarico culinário, doure o suspiro ou leve ao forno por mais 5 minutos para dourar.

Enfeite com raspas de limão. Sirva gelada.

Notas: 
a. sele a massa com clara de ovo antes de levar ao forno, para manter a textura. Caso contrário, ficará mole e úmida demais. 
b. o cremor tártaro não é indispensável, mas deixa o suspiro com textura de suspiro. É vendido em empórios e alguns supermercados.
c. o creme de leite fresco deixa a massa mais leve que o de lata. 
d. se não tiver limão siciliano, o taiti ou outro ficam tão bons quanto. O siciliano, no entanto, é mais doce que os demais e seu perfume é incomparável. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são revisados antes da publicação. Se você não dormiu bem ou está com raiva do mundo, calma. Respire pelo nariz e solte pela boca dez vezes. A vida é bela !