terça-feira, 4 de outubro de 2011

Aletria...

Aletria é um doce típico português, cuja preparação não varia muito. Encontrei a receita abaixo no Dr Google, no site Doces Regionais e foi a que mais me remeteu à minha infância. Aletria era um doce de festa, que minha tia Cinda fazia com perfeição. Minha mãe, pobre, não conseguia acertar o ponto. Sim, o doce tem um ponto certo e se passar, fica um horror. É basicamente macarrão cabelo de anjo com ovos – claro que tem que ter as gemas, afinal, é um doce português – e açúcar, açúcar demais pro meu gosto. Mas é algo que todas as vezes que vejo, enlouqueço! Tem a capacidade de me tirar do sério, seja porque me remete a um período muito feliz da minha vida, seja pelo prazer de provar um manjar dos deuses. É o doce mais gostoso do mundo!
Todas as vezes que a tia preparava aletria, sempre terminava com travessas a menos. Eu era a rainha de revirar as panelas e comer uma travessa inteira, mesmo quente, escondida de todos. Doce travessura, que me rendeu alguns cascudos, mas também, momentos de puro deleite.
Aletria me lembra vó Dulce, amada avó, minha querida tia, meu amado tio Noel, pai, mãe, irmã e primos. Era um doce que unia a família, era na verdade, da família. Lembro que pequena achava que a tia tinha criado a aletria e só nós a conhecíamos, assim como os rijões e outras gostosuras lusitanas, tal a importância dele em nossas vidas. Doce ilusão.
Ainda hoje, me transformo em criança ao saber que a aletria estará à mesa e me transporto. Viro uma guriazinha de uns 6 anos, toda lambuzada do creme dourado e canela, saindo de trás das cortinas, feliz, feliz da vida!
ALETRIA
Ingredientes:
          200 grs de aletria
          7,5 dl de leite
          300 grs de açúcar
          5 gemas
          150 grs de manteiga s/ sal
          casca de limão SICILIANO
Ferva a aletria com o leite, o açúcar, a casca de limão e a manteiga. Mantenha no lume até que a aletria tenha absorvido todo o leite. Junte então 5 gemas bem batidas, mexendo até estarem cozidas.
Ponha numa travessa e tire a casca do limão. Polvilhe com canela em pó.


P.S. A tia fazia esses desenhos, se chegasse antes de mim J

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são revisados antes da publicação. Se você não dormiu bem ou está com raiva do mundo, calma. Respire pelo nariz e solte pela boca dez vezes. A vida é bela !