domingo, 23 de outubro de 2011

O poder do abraço

Tudo que você pensa e sofre 
dentro de um abraço se dissolve…
Martha Medeiros


Dias atrás meu marido foi hospitalizado e sofreu uma cirurgia não programada. O médico dele estava em Nova Iorque e pediu para que um médico de sua equipe o atendesse. Depois da cirurgia, ele quis conversar comigo no centro cirúrgico. Cheguei, ele apertou minha mão forte, meio que me puxando. Resisti, não sei ao certo por qual razão. Quando terminou de falar comigo, me deu um abraço. Sai emocionada. No dia seguinte, já no quarto, ele chega e me dá o maior abraço do mundo,  tão carinhoso, tão forte, que me marcou. Pensei em todos os abraços que já dei e naqueles que ficaram no meu coração, como uma marca...

Adoro abraços! Mais do que qualquer outra coisa, amo abraçar e ser abraçada! Gosto tanto que até mesmo a cena mais marcante dentre todos os muitos filmes que já assisti – e foram muitos – é de um abraço, em Reds com Diane Keaton e Warren Beatty.

Abraço apertado, emocionado, abraço que envolve todo o corpo, abraço demorado, sentido, forte, esperado. Abraço de urso, que quase quebra ao meio. Abraço sem querer, meio sem graça, que se quer se desvencilhar. Abraço de amor, de amizade, de filho, de irmã e de pai.

Mais íntimo que beijo, mais gostoso do que tudo é um abraço bem dado. Abraço inesquecível, que mesmo depois de separado, continua sentido, amado.

Cazuza dizia que a definição de abraço que ele mais gostava era que o abraço é o encontro de dois corações. É isso, dois corações unidos, juntos, que se encontram, se aquecem, se confortam.

Simples e único. Esse, afinal, é o poder de dar e receber um bom e carinhoso abraço...
P.S. "Me abrace, que no abraço mais do que em palavras, as pessoas se gostam."
Clarice Lispector

8 comentários:

  1. Sabe, existe também abraço a distância... É aquele abraço de uma pessoa que te ama muito, mas impossibilitada de te abraçar e demonstrar todo amor, sempre te manda, não importa tão longe ela esteja!... então, maninha, sinta-se muuuito abraçada por mim, pq te amo demais!

    ResponderExcluir
  2. Eu também te amo demais da conta, maninha! Seu abraço, longe ou perto, é sempre dez!

    ResponderExcluir

Todos os comentários são revisados antes da publicação. Se você não dormiu bem ou está com raiva do mundo, calma. Respire pelo nariz e solte pela boca dez vezes. A vida é bela !